terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Frugalidade. O que é isso?






Frugalidade é a qualidade de ser frugal, poupador, econômico, prudente ou econômico no uso dos recursos de consumo, como alimentos, tempo ou dinheiro, e evitando desperdício, esbanjamento ou extravagância. (Fonte: Wikipedia)
Resolvi fazer um post sobre isso porque acredito que frugalidade é um dos pontos mais importantes que se aprende ao estudar sobre dinheiro.Ser simples e frugal é uma das maiores bençãos que se pode ter. Conseguir se desvincular da ostentação que nos é ensinado te dá imensa liberdade e lucidez nesse mundo de escravismo material. Há pessoas que associam a acumulação de capital com grande posses: carrões, grandes casas e mulheres, mas eu (como Harv Eker) associo com liberdade. Acredito que quanto mais se tem mais escravo se é, afinal você precisa lutar com muito mais forças pra sustentar suas posses materiais, e acredito que acaba vivendo grande parte da sua vida em função delas. Frugalidade transcende a questão material. É uma questão de respeito à Terra, à sociedade e de evolução espiritual. É muito difícil se tornar rico (desde o sentido financeiro até o moral) sem ser frugal.

Com livros como "O Milionário Mora ao Lado" vemos que essa é uma virtude inerente às pessoas ricas, e que dão mais valor ao dinheiro quando ricos do que quando pobres. Os bens na terra são escassos e nossa vida é curta, então pra que dedicar grande parte do seu tempo no planeta a trabalhar como escravo pra acumular bens?
A Terra não suporta esse consumismo desenfreado, não fomos feitos pra isso.

Pessoalmente, os momentos mais felizes que tive na vida não foram associados com grande quantia de dinheiro, e acho que isso ajudou a moldar minha personalidade, e hoje, não pretendo elevar muito meu padrão de vida. Considero isso uma bênção, porque me vejo e me sinto livre. Não preciso da última roupa da moda, do último carro, do último game, só preciso do que eu gosto, do que eu quero e do que me satisfaz, que é independente do que me é imposto e "jogado". Prefiro gastar meu dinheiro num final de semana numa linda praia do que em um celular, prefiro tomar banho numa grande cachoeira do que um tênis, graças a Deus. Claro, isso é questão pessoal, uma pessoa pode ter um iphone e um Camaro e ser frugal, desde que esses bens sejam essenciais para ela.





Eu busco a IF para poder ter liberdade de tempo, liberdade de escolher meu emprego, liberdade para cuidar dos meus filhos (quando tiver), de brincar com meu cachorro, de cuidar das minhas plantas e para passar tempo com meus velhos. Isso pra mim é o que faz meu coração muito feliz. Ah, e ler bons livros, tomar cerveja, nadar, namorar,(risos)..... Além de amar com todas as forças investir.

Frugalidade é liberdade, é ser dono dos seus desejos, desejando apenas o que realmente se quer.

Outro ponto crucial de ser frugal é o quanto isso agiliza sua Independência Financeira. Supondo a mesma taxa de juros e os mesmos aportes, uma pessoa que precisa de 3 mil para viver bem precisa da metade do montante que uma que precisa de 6 mil, logo chegará muito mais rápido à IF. É o atalho mais eficaz para a IF, porque cada 100 reais que você diminui da sua necessidade mensal te livra de vários meses de aportes e te poupa uma fortuna. Quem não gostaria de ser independente aos vinte e poucos e ter uns 60 anos pra curtir a vida? Quanto menos mais rápido, e consequentemente mais desfrute.

Lembrando que frugalidade nada tem a ver com mesquinharia, frugalidade é dar o destino mais útil e proveitoso ao dinheiro, e não evitar o seu gasto. Também não devemos viver como mendigos, ou ter um carro de 92 carburado que fuma, devemos atender aos nossos desejos, ao que nos é necessário e aos luxos que realmente queremos, e não para ostentação e status. Afinal, todos aqui sabem que ser rico não quer dizer ostentação. Muito provavelmente se você não é feliz agora não o será com uma gorda conta bancária. Felicidade não está atrelado a nada, não é uma determinada marca que vai te fazer feliz. Conheço muitas pessoas com contas bancárias gigantescas e depressão. Quem não conhece?

Por fim, ser frugal é saber realmente o que se quer, sem interferência dos padrões porcos da sociedade, se conhecer, e aplicar seus recursos da melhor maneira para satisfazer seus desejos.

"Quanto mais se tem em seu interior, menos se precisa de fora" Goethe.





Beijos nas vértebras e é nois. Obrigado pelos acessos, tamo com mais de 50 diário! /o/











2 comentários:

  1. ...Acredito que quanto mais se tem mais escravo se é, afinal você precisa lutar com muito mais forças pra sustentar suas posses materiais...


    pow mano ainda nao tinha pensado em liberdade dessa forma, o ideal entao seria tipo mais ou menos assim: vc ter bens que apenas consumissem parte dos seus rendimentos para mante-los,dessa forma vc teria liberdade para escolher onde trabalhar e quando trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ou menos assim mesmo. Não sei se vc já leu Pai Rico Pai Pobre (robert kiyosaki), mas sugiro demais comprar e ler. Lá ele explica muito bem que é fundamental gastar menos do que se ganha pra atingir a independência financeira. Abraços!

      Excluir