domingo, 10 de março de 2013

Avaliação: O Jeito Warren Buffett de Investir (Robert G. Hagstrom)

Pose incrivelmente sensual de Buffett

 Hoje vou falar do meu livro preferido sobre Buffett, O Jeito Warren Buffet de investir, de Robert Hagstrom. Hagstrom é considerado o maior especialista em Buffett do mundo, tendo estudado o velhote talvez até mais do que ele próprio. Normalmente os livros sobre o mega investidor são muito enrrolados e cheios de rodeios, mas esse não. Com certeza é um excelente livro sobre essa fantástica personalidade e sobre análise fundamentalista em geral.
O livro aborda os preceitos de Buffett na escolha de ações e exemplifica em cada capítulo a aplicação desses preceitos às empresas que ele comprou. A obra também ensina o método de Valuation usado por ele, o fluxo de caixa descontado, e hoje usado pela maioria dos investidores também. É explicado também como se controlar e o que pensar nos momentos de alta e baixa, para conseguir manter os resultados e a razão independente do humor do mercado. Uma das coisas mais fantásticas é que a técnica usada por ele é extremamente simples, qualquer pessoa com o mínimo de poder de análise consegue executar. A magia de Buffett está justamente em ter feito uma das maiores fortunas da história com uma avaliação profunda mas ao mesmo tempo simples de se fazer. Ele avalia as empresas sem necessidade de nenhum cálculo complicado, ou de esforço extremo. O livro explica muito bem cada ponto considerado por ele nesses estudos, mostrando como você também pode identificar excelentes papéis ao método Buffett.
Além disso a linguagem escrita é simples e objetiva, tornando a leitura bem rápida e dinâmica. Eu o li em menos de uma semana e gostei demais. Já li vários livros sobre Buffett, mas esse com certeza merece destaque. Só pra aumentar a vontade de vocês: o livro só foi lançado depois que o próprio Buffett leu e aprovou. Boa leitura!
Ah, a próxima avaliação vai ser do Investindo em Small Caps, fiquem de olho.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário