sexta-feira, 5 de abril de 2013

Avaliação: Investindo em Small Caps

Senta que lá vem a História 

Olá seres gástricos! Tudo bem com vocês? Nesse post vamos avaliar a musa inspiradora do Mobral. Não, não é a índia, na verdade ela se chama Anderson Lueders (brincadeira Mobral, desculpa o bullyng). Antes de tudo uma coisa que queria ressaltar é sobre o nível de avaliação que farei ( e sobre qualquer outro posto do blog ) . O blog é um divertimento pra mim e não me traz um real. Logo, o nível de posts que faço aqui é 'hobby'. A intenção desse espaço é só capturar pessoas perdidas e incentivá-las a se educar financeiramente, porque eu fui capturado assim por um professor (viu Mobral?!) que me indicou Pai Rico. A mudança na minha vida foi tamanha, eu cresci tanto que me sinto em débito e tenho que passar isso para os outros. Mas como o blog é um hobby e não um trabalho, eu não me esforço pra buscar informações profundas sobre nada, afinal, não é esse meu objetivo. Não sou jornalista, colunista ou pro-blogger, sou só um cara que gosta de finanças e da galera. Assim, se o blog acrescentar algo na sua vida por favor, comente, se não, espero que algum dia eu te ajude. Tenho certeza que é interessante pra muita gente. (Se até o Ego é porque o Thales Godoy! não seria?!?! kkkkkkkkkkk)

Mas chega de lorota e vamos lá - Investindo em Small Caps: Anderson Lueders

A proposta do livro é ser basicamente um manual te ensinando a escolher boas ações, com foco em Small Caps. E começa exatamente assim. Explica inicialmente porque é importante ter educação financeira, posteriormente, o livro passa por cada indicador fundamentalista explicando como funciona e mostrando como usá-los para identificar boas SC. Particularmente eu já conhecia todos, mas o livro é bem completo e mostrou visões que eu não tinha sobre os indicadores. Ele mostra vários diferentes usos e pontos de vista sobre cada um, e casos especiais em que é melhor focar em um ou em outro. O livro também mostra que as maiores valorizações ( e mais rápidas) estão nas smalls, e porque é mais fácil pro pequeno investidor identificar boas oportunidades entre elas do que entre as grandes.
Destaque também para o capítulo que aborda riscos, mostrando através de excelentes exemplos e comparações que risco é proporcional ao conhecimento. Um capítulo interessante também aborda sobre os tipos de empresa, e o mais legal: explica qual fração da sua carteira deve ser composta por cada tipo.
Depois ele fala sobre como avaliar cada empresa e a frequência das negociações, explicando de quanto em quanto tempo se deve investir e quando vender os papéis. Posteriormente, temos um capítulo falando sobre a parte psicológica do mercado, que é o mais difícil de controlar no investidor. Cometemos muitos erros por falta de razão, e por nos deixarmos dominar pelo medo ou desespero. Anderson dá dicas para controlar seu interior que gosta de perder dinheiro. 
Para finalizar, ele mostra e explica como escolheu a sua carteira particular de Small's durante um ano, que teve uma grande valorização. O legal é que ele explica quais critérios (todos descritos no livro) usou na seleção dos papéis. 
Pessoalmente gostei muito do livro. Antes de ser um livro de Small's, é um excelente livro de análise fundamentalista em geral. O método de seleção de SC não é muito diferente de qualquer papel, mas o livro é tão bem destrinchado que tenho certeza que irá adicionar conhecimento a seu método em geral. Muito bom livro mesmo, mas sua leitura é bem pesada. Várias vezes eu tive que voltar atrás e reler porque não absorvia o conteúdo, então é um livro cansativo e que exige alto nível de concentração pra processar e internalizar bem as idéias, mas é um livro que vale a pena. Não tenho vasta experiência em leitura de finanças nacional, mas dos que já li, esse é o melhor disparado. 
Beijos no labirinto.

8 comentários:

  1. Opa! Fala Thales.
    Acabei de comprar esse livro e to doido pra chegar. Mobral tá fazendo escola! Hehehe
    Bom post! Os blogs estão carecendo de mais posts sobre recomendação (ou não) de livros. Acho que vou escrever alguns tb.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreva sim! Vou relacionar seus blog ali no cantinho e quando postar eu passo pra ler! Abraços!

      Excluir
  2. Muito bem, Thales. Apenas uma leitura não basta... É preciso mais algumas outras. Cada vez que leio descubro coisas novas q não havia notado antes. Já li umas seis vezes.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô lendo um livro de outro gênero agora pra "aliviar" a cabeça, e depois vou começar a sessão de releitura. Esses livros tem informações preciosas demais, devem ser todas absorvidas! Abraços!

      Excluir
  3. Tive a oportunidade de ler este, e recomendo com certeza!
    Mesmo para quem está iniciando em AF, o conteúdo é muito didático. Só fiquei chateado pelo autor não divulgar mais suas análises em seu antigo blog.

    http://valueinvesting.blog.br
    Value Investing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm fiquei procurando conteúdo no blog, mas infelizmente ele não publica mais... =/
      Excelente livro mesmo!
      Obrigado pela visita Carlos!

      Excluir
  4. O Anderson está sempre participando do fórum ADVFN: Carteira Small Caps: Liderança Mensal E Anual – Mudanças Para Setembro.
    Ele é o autor do tópico e seu pseudônimo é small caps.

    ResponderExcluir